quarta-feira, 18 de maio de 2016

Convidados do Eco de maio/2016 - Ana Paula El-Jaick


Uma história de amor livre

Conheci Simone porque precisava de extrato de tomate. Ela me conheceu porque precisava de talharim. Eu, na dúvida entre o Pomarola e o Cica; ela, entre o Ádria e o Frescarini. Foi então que tivemos de desfazer o mal-entendido da fanchona que nos tomou por um casal enquanto nos convencia de que no Carrefour estava muito mais barato.

Depois de dissuadi-la, fomos para minha casa e comemos meu macarrão com o molho dela, conversando sobre as maravilhas do amor livre. E assim para o quarto numa noite ruidosa que só acabou quase de manhãzinha, um pouco antes de eu surpreender Simone largando sua enorme camisa de lã verde, despojada, na cadeira da cozinha e, num sorriso, dizer que ia esquecê-la e voltaria à noite, desesperada tocaria minha campainha se perguntando onde ela estaria. A campainha soou às sete, e ficou por muito tempo ali a enorme camisa verde-viva.

Até que um dia Simone não veio. No dia seguinte, veio, mas eu não estava. Só isso e bastou para as noites seguintes ficarem mais e mais silenciosas e a camisa ir se puindo até continuar no banco da cozinha simplesmente por que não nos lembramos dela no meio de tantos “Vai ser melhor assim”.

Agora que o tempo passou, posso dizer que estamos muito felizes depois de mortas uma para a outra; quando ela encontra minha melhor amiga e pergunta “Como vai a Falecida?”; e quando eu visto a enorme camisa de lã verde, pondo-me desmilinguida, para ouvir, satisfeita, que está muito grande em mim e, distraída, responder que “O defunto era maior”.

*


Ana Paula El-Jaick é professora do Departamento de Letras da UFJF. É autora de Faz duas semanas que meu amor (Editora GLS, 2008) e Um cético contra os gramáticos: uma investigação do tratado do Sexto Empírico (Editora UFJF, 2014). Seu primeiro romance, Há um colete salva-vidas embaixo do seu assento, é finalista do Prêmio Rio de Literatura 2016. 

*

Eco Performances Poéticas
19 de maio, quinta-feira
21 horas
no Café Muzik
Entrada gratuita
Evento: http://bit.ly/1NtzmM6

Nenhum comentário:

Postar um comentário