domingo, 15 de abril de 2012

Eco no Café com Livros (Viçosa-MG)

Texto: Laura Assis

Como falamos por aqui anteriormente, o Eco foi convidado para participar de um evento muito bacana em Viçosa (MG): o Café com Livros, organizado pelo Coletivo 103 e pelo Café Filosófico (projeto de extensão da Universidade Federal de Viçosa). Foram três dias de intensa programação cultural na Casa Arthur Bernardes, no centro de Viçosa. Lançamentos de livros, apresentações de música e dança, oficinas, contação de histórias e outras várias intervenções artísticas, além de um debate sobre a vida cultural da cidade e, claro, o Eco Performances Poéticas, que se apresentou na noite do último dia.


O convite se deu por meio dos poetas Bella Mendes e Julio Satyro, que estão morando em Viçosa, mas sempre foram participantes constantes do Eco, tanto no público como no elenco de convidados e no microfone aberto. Fomos então no início da tarde de sábado e a viagem foi agradável, apesar de demorar a passar, dada a ansiedade da maior parte de nós pra chegar o mais rápido possível ao nosso destino! Mas por volta das 19 horas já tínhamos nos instalado e estávamos quase a caminho da Casa Arthur Bernardes. 

Parada na padaria. Foto: Laura Assis. 

Lá chegando fomos muitíssimos bem recebidos por todos e ainda encontramos alguns amigos, além de termos tido a oportunidade de saborear a famosa Torta do Leão! Pudemos ainda assistir o debate sobre a vida cultural de Viçosa e as apresentações de dança e teatro que faziam parte da programação do evento. Entramos em cena lá pelas 21 horas, e a partir daqui sugiro que você continue a ler o texto só depois de dar play no link abaixo, que contém uma mixtape especialmente feita por Pedro Paiva, com fragmentos da trilha sonora das leituras que fizemos no Café com Livros:



Carregou? Deu play? Então vamos lá: foi Anderson Pires o responsável por abrir a noite com "Amplitude", texto que estará em seu livro, a ser lançado em breve. "Afortunados olham o céu nublado/Descobrem uma estrela/Mesmo com os olhos cansados//Resignados aceitam a opinião do outro/Mesmo corretos/E outro errado", dizem os primeiros versos do explosivo poema.


Anderson Pìres abrindo os trabalhos. Foto: Julio Satyro. 

Em seguida a trilha ficou mais suave, para que eu, Laura Assis, continuasse as leituras com "Você disse que ia escrever um poema". "Você disse que ia escrever um poema/com a metafísica das paixões/e a confluência dos corpos,/como o orgasmo suspenso,/um último beijo,/no timbre exato da minha voz.", e segui a leitura até que um dub caprichado surgiu para acompanhar o ritmado "Corpo de baile", de Luiz Fernando Priamo

Nós e o público. Foto: Roberta Monteiro. 

Os últimos versos do texto de Priamo, "Desola e arrebata, mastiga e destrói/sujando os dentes de vida e sorri.// Cheia de brasas nas ancas se sente/e faz na pista manobras de amar.", foram a deixa para um conhecido riff de guitarra abrir espaço para Anelise Freitas desfiar a primeira estrofe de "Descoberta": "o vento açoitava as ruas:/era o galope de teus lábios/que vinham me beijar". O poema está no livro de estréia da Anelise, Vaca contemplativa em terreno baldio (Aquela Editora, 2011).

Pedro Paiva em ação. Foto: Roberta Monteiro. 

"são páginas dissonantes, meu amor./segredos de linguagem, fúria.//é que as vezes só podemos portar/um lápis e uma folha solta.//&//tende a ser viril, mágico, alcunha/de nós mesmos. duas pirâmides/amando em geometria espacial.", disparou em seguida Tiago Rattes, começando a leitura do arrasador "Octaedro"

Em seguida foi vez de Larissa Andrioli fazer sua leitura. "Não é a falta/nem a existência/é a presença/na ausência", dizem os últimos versos do belo "Negação", poema que encerrou a primeira parte da nossa apresentação. Ainda rolaram mais duas rodadas de muita poesia, sempre permeadas pela trilha sonora, como vocês podem conferir nas fotos. Alguns dos poemas lidos podem ser encontrados pela rede, seja nos blogs dos poemas ou em publicações como a Um Conto. Outros estão ou estarão nos livros dos autores, todos à venda na banquinha do Eco.

Leituras rolando com trilha sonora. Foto: Roberta Monteiro. 

Após um breve intervalo chegou a hora do clássico microfone aberto, momento importantíssimo das edições do Eco e que não poderia deixar de estar conosco em Viçosa! Bella Mendes, Julio Satyro e Rafael M., entre outros vários artistas, nos ajudaram a encerrar a festa, levando ainda mais poesia para o Café com livros, evento do qual nós ficamos super orgulhosos em participar.

Agradecemos demais o convite e a todos que passaram por lá. E convocamos mais uma vez o pessoal de Viçosa a aparecer (ou reaparecer) aqui em JF para futuras edições do Eco, sempre na primeira quinta-feira do mês. 

Todo mundo junto. Foto: ?

Um comentário: