sábado, 4 de junho de 2011

Efeito CEP

A partir de hoje vamos começar a publicar posts relacionados às várias atividades do Eco nas semanas que acabaram de passar. CEP 20.000, Corredor Cultural, edição especial de aniversário... foram dias intensos e muitas coisas que aconteceram merecem registro. Começamos então hoje com um texto de Tiago Rattes sobre a nossa participação no CEP 20000, evento de poesias mais importante do país.

*

Relatos de uma viagem


Às 16 horas do dia 25 último, a trupe do Eco Performances Poéticas caiu na estrada pra ultrapassar os 180 km que separam Juiz de Fora da cidade maravilhosa. On the Road, um espírito beat em ritmo e euforia de excursão escolar.
Destino: o CEP20000. Como vocês sabem, havíamos sido convidados para uma leitura de nossa produção. Nossa estréia em solo carioca. Lá fomos deixar nosso cartão de visita, conhecer o evento e toda turma.
Friozinhos de serra, e  retenções de Linha Vermelha à parte, lá chegamos, são e salvos para a contenda poética, recebidos com carinho por um de nossos anfitriões, Lucas Viriato, editor do jornal Plástico Bolha.
O CEP20000, além de celeiro da poesia, funciona como uma exposição de arte variada. Música, cinema, dentre outras modalidades, que se revezam diante um público variado e atento.
E lá fomos nós. Um a um, fizemos nossas leituras, combinadas com a trilha sonora cuidadosamente preparada por nosso maestro Pedro Paiva. O primeiro momento, claro, sempre esbarra num grau de ansiedade misturada com a felicidade de estar presente, compartilhando nosso trabalho com uma moçada nova, mas nem por isso deixou de ser forte, intenso.
Entre versos, canções e aplausos a coisa fluiu. Sentimos uma recepção muito positiva do público carioca, e um grande carinho de nossos anfitriões, Lucas Viriato e Chacal. Uma sensação de dever cumprido, nessa batalha de tentar promover um intercâmbio poético. E também uma espécie de presente de aniversário nestes três anos de Eco Performances Poéticas.
Mas essa é uma história que queremos estar apenas começando. Até!

*

Durante toda a viagem para o Rio, as lentes de Thais Thomaz não só fotografaram,  mas também filmaram. Luiz Fernando Priamo também empunhou a câmera e captou várias imagens da nossa incursão carioca, que depois foram editadas por ele e por Daniel Couto (a.k.a Catatau) dando origem ao mini-doc "Eco Performances Poéticas no CEP 20000" que você pode assistir aqui:




Bom, e ainda não acabou. Acompanhe o blog para ler também os relatos de outros membros do Eco, além de rever ou saber como foi a nossa participação no Corredor Cultural e a edição especial de aniversário de três anos do Eco.
Siga o Eco no Twitter, curta o Eco no Facebook e volte sempre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário